Água encanada chega para mais moradores da Pinheira, em Palhoça

Água encanada chega para mais moradores da Pinheira, em Palhoça

Pinheira é uma das praias mais procuradas no verão de Palhoça – Foto: Mauro Goulart/ND

Parte da comunidade da Pinheira, em Palhoça, já tem acesso à água encanada, mas um novo projeto está ampliando esse benefício para mais moradores. A entrega atende famílias que vivem entre a subestação da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e a UPA (Unidade do Pronto Atendimento).

Os trabalhos começaram neste início de dezembro e representam a passagem de bastão da prefeitura para a Aegea nos serviços de água e esgoto do município, após a concessão assinada mês passado.

O prefeito Eduardo Freccia garantiu que a ampliação do abastecimento está na fase final. “A água vai chegar para os moradores da Pinheira, entre a subestação e a UPA. O cano da adutora está quase pronto e, agora, será feita a obra de ramificação, para ligar as casas até a distribuição de água”, explicou.

As obras de ramificação seguem até 18 de dezembro. Depois, os trabalhos serão pausados para respeitar o aumento no fluxo de trânsito, típico do fim de ano, e serão retomados no início de 2025.

Para que a entrega seja completa e eficiente, Freccia orientou a população sobre alguns passos importantes. “Os moradores precisam solicitar a ligação de água diretamente à Aegea.

Além disso, recomendamos aumentar a capacidade de armazenamento nas casas com caixas d’água, para minimizar riscos de desabastecimento”. A prefeitura se comprometeu a continuar atualizando os cidadãos sobre o andamento do projeto.

Fim da transição

Água encanada chega para mais moradores da Pinheira, em Palhoça

Tradicional praia de veraneio em Palhoça, Pinheira terá mais acesso a água de qualidade – Foto: Mauro Goulart/ND

A diretora geral de saneamento na Samae, Denise Duarte Moro, lembrou que, neste mês de dezembro, acaba o período de transição de gestão.

“Estávamos em gestão compartilhada, ou seja, passando a parte de documentação e sistemas e, agora, a Aegea assume, na integralidade, a operação, manutenção e expansão do sistema”.

Como a prefeitura concessionou os serviços, a Samae vai atuar como fiscalizadora, cuidando para que a Aegea cumpra as metas de expansão e atendimento previstas em contrato, dentro dos prazos estabelecidos.

A primeira tarefa da Aegea será justamente levar água encanada para mais moradores na Pinheira. “Eles [a Aegea] vão fazer as redes de distribuição, entrando nas ruas, fazendo a ligação na frente das casas”, detalhou Denise.

A implantação abrange todas as ruas principais e paralelas do trecho. Denise, porém, reiterou a pausa na alta temporada. “Até o fim do ano não chega até a UPA, aí vão fazer gradativamente, porque vamos ter adutora até aquela região para ir atendendo”.

Quando a Aegea terminar esse serviço, cerca de 4.000 a 4.500 pessoas serão beneficiadas, considerando aproximadamente 1.000 ligações e os números da baixa temporada. No verão, a Pinheira costuma receber muitos turistas e pessoas com casa de veraneio e a população aumenta consideravelmente.

Total de 25 quilômetros de redes até 2025

Água encanada chega para mais moradores da Pinheira, em Palhoça

Reginalva Mureb é presidente da Águas de Palhoça – Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Palhoça

A presidente da Águas de Palhoça, Reginalva Mureb, explicou que, até o ano que vem, serão mais 25 quilômetros de redes somente na região de Pinheira.

A Águas de Palhoça pertence ao grupo Aegea e vai tocar a concessão no município. A empresa também ampliará a quantidade e buscará melhorar a qualidade da água entregue na região.

“Em dezembro, a concessionária Águas de Palhoça assume por 30 anos os serviços públicos de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no município. Foi estabelecido foco de abastecimento na região da Pinheira”, disse Reginalva.

A presidente salientou que, nesses primeiros meses, a concessionária vai levantar todos os ativos para diagnóstico e melhorias e que geradores serão instalados para assegurar o abastecimento na temporada em caso de falta de energia elétrica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.