Contorno Viário da Grande Florianópolis: uma nova era para a mobilidade catarinense

Contorno Viário da Grande Florianópolis; Arteris Litoral Sul

A poucos dias da inauguração, o Contorno Viário da Grande Florianópolis se destaca como a maior obra rodoviária em andamento no Brasil, com 50 km de pista dupla e infraestrutura moderna – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação

Faltando poucos dias para a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, marcada para o dia 9 de agosto, a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela execução da maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil, destaca o monumental projeto de engenharia como um marco na história da mobilidade catarinense. A concessionária também ressalta que a realização desta obra reflete seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Aprendemos muito ao longo do processo, mas estamos extremamente orgulhosos com o resultado e com essa entrega”, destaca Cesar Sass, diretor superintendente da Arteris na regional Sul.

Com 50 km de pista dupla, 6 acessos por trevos, 4 túneis duplos e 21 passagens em desnível, o projeto tem como objetivo desafogar o trânsito no trecho principal da BR-101 que dá acesso à Capital, Florianópolis.

Com o Contorno será possível fazer a travessia que intersecciona as cidades de São José, Biguaçu e Palhoça em cerca de 40 minutos, gerando aos motoristas uma redução de 50% no tempo de viagem em horários de pico.

Desta forma, este projeto, cujo investimento total da Arteris Litoral Sul chegou a R$3,9 bilhões, promete melhorar a mobilidade para os viajantes e também impulsionar o desenvolvimento econômico local, ao facilitar a logística e a circulação de bens e pessoas.“Estimamos que cerca de 18 mil caminhões utilizem o Contorno Viário por dia, diminuindo significativamente o fluxo de veículos pesados no eixo principal da BR-101 na região metropolitana da Capital catarinense. Esse volume com certeza irá minimizar o trânsito na região, principalmente em horários de pico, e também diminuir o número de acidentes graves envolvendo caminhões e motociclistas. A liberação do Contorno Viário, mais do que impactar no trânsito, vai aumentar a segurança viária de quem trafega na região”, ressalta César.

Contorno Viário da Grande Florianópolis; Arteris Litoral Sul

O contorno viário permitirá a travessia entre São José, Biguaçu e Palhoça em cerca de 40 minutos, reduzindo pela metade o tempo de viagem em horários de pico – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação

Das 21 passagens em desnível do projeto, que conectam bairros sem cruzar o Contorno, 17 já estão concluídas e em uso pela comunidade. Além disso, seis pontes duplas e um viaduto também já estão concluídas. No dia 11 de julho foi concretado o último tabuleiro do viaduto de acesso ao Contorno no entroncamento sul, no bairro Aririú, em Palhoça. Ao todo são mais de 67 mil m² de tabuleiros.

Dos 50 km de extensão, 49,6 km já estão totalmente pavimentados. Com isso, a obra está finalizada do trevo de interseção com a BR-101 Norte, em Biguaçu, até a BR-282. O trecho restante, que será finalizado até 31 de julho, compreende a ligação da BR-282 até a BR-101 Sul.

Os números comprovam a grandiosidade e a complexidade de uma estruturação desta magnitude. Em toda a extensão da rodovia foram movimentados mais de 19 milhões de metros cúbicos de terra e rocha, 3 milhões de metros de geodreno, 667 vigas pré-moldadas, 188 mil metros cúbicos de concreto em obras de arte, 50 mil metros de fundações cravadas, 470 toneladas de concreto asfáltico com 5,4 MM horas homens trabalhadas nos últimos 12 meses.

Esses números podem ser comparados a:

  • Mais de 1 milhão de viagens de caminhões para transporte de materiais;
  • 183 campos de futebol construídos só de área de pavimentação;
  • 11 campos de futebol de áreas de obras de arte especiais;
  • Distância em linha reta de Florianópolis ao estado do Amapá só de extensão de geodreno e fundação.

Dever cumprido após sequência de desafios

Contorno Viário da Grande Florianópolis; Arteris Litoral Sul

Com a expectativa de 18 mil caminhões usando o contorno diariamente, a obra vai diminuir o fluxo na BR-101 e aumentar a segurança viária na região metropolitana de Florianópolis – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação

Construir uma obra desta impõe provocações que vão desde a fase de planejamento até a execução. São necessários estudos detalhados de engenharia para garantir a segurança e a durabilidade da via.

Entre os principais desafios estão a topografia do terreno, as características do solo e do entorno e a necessidade de infraestrutura de suporte, como pontes e viadutos. Cada um desses fatores exige soluções técnicas específicas e um trabalho minucioso para que a obra atenda aos padrões de qualidade e segurança.

A construção de vias também impõe questões ambientais significativas. A intervenção em áreas naturais pode causar desmatamento, alterações no curso de rios e impacto sobre a fauna e a flora locais.

Por isso, é fundamental que projetos deste porte sejam realizados com responsabilidade ambiental. Medidas como a criação de passagens para animais, o replantio de árvores e a preservação de áreas sensíveis são essenciais para minimizar os danos ao meio ambiente.

E tamanho cuidado e responsabilidade implica em tempo. São essenciais uma série de licenciamentos ambientais submetidos a órgãos de fiscalização como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Todo o avanço nas obras do Contorno ocorreu em meio a adversidades, superando grandes dificuldades acarretadas pelas características naturais e históricas da região, e também pelas condições climáticas e os impactos imprevistos que não poderiam ser planejados pela concessionária.

Um exemplo de situação delicada não prevista encontrada pelas equipes durante a construção do Contorno, foi a descoberta de cinco sítios arqueológicos. A novidade demandou o isolamento e a análise aprofundada de toda a área, processo necessário, mas moroso para a continuidade dos trabalhos.

A característica do solo mole em praticamente toda a extensão do aterro do Contorno Viário foi um enorme desafio encontrado no processo de construção da rodovia. Em todos os 50 km de obra, cerca de 70% são de aterro feito em solo mole de substrato, ou seja, material orgânico saturado que não suporta uma rodovia sobreposta.

Questões burocráticas que envolvem a emissão de licenças ambientais, documentações para a obra e desapropriação de terrenos também precisaram ser atravessadas ao longo da execução do projeto. Ao todo foram 1.179 áreas desapropriadas, o que envolve longas negociações.

Inovação e tecnologia a serviço da mobilidade

Contorno Viário da Grande Florianópolis; Arteris Litoral Sul

A construção enfrentou desafios como solo mole e questões ambientais, mas com soluções inovadoras, 70% do aterro foi realizado em substrato orgânico saturado – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação

Obra pioneira no Estado, o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi construído com tecnologia de ponta, que se equipara ao que há de mais moderno em túneis no mundo.

A obra detém os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado. Chamados de ITS, Intelligent Transportation Systems, o sistema engloba iluminação, Circuito Fechado de Televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência, ventilação, entre outros.

Cada túnel possui uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que funcionarão conectados à central de operações da Arteris Litoral Sul em São José dos Pinhais, no Paraná.

Atualmente, a instalação da fibra infra primária dos quatro túneis está 98% concluída, e o lançamento dos cabos ópticos está com percentual de avanço de 90%.  Além desse trabalho, está sendo realizada a instalação dos cabos de força, das luminárias, dos sistemas de megafonia, de câmeras internas e dos telefones de emergência.

Conectando o futuro com segurança e eficiência

Contorno Viário da Grande Florianópolis; Arteris Litoral Sul

Equipado com sistemas inteligentes de transporte, o contorno utiliza tecnologias modernas para garantir a segurança e eficiência do tráfego, conectando o futuro com responsabilidade – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação

O Contorno Viário da Grande Florianópolis é um exemplo de como a infraestrutura moderna pode conectar o futuro com segurança e eficiência. Projetada para suportar o crescimento urbano e o aumento do tráfego, a obra utiliza tecnologias de ponta para garantir a fluidez e a segurança no deslocamento de veículos.

Sistemas inteligentes de controle de tráfego, monitoramento em tempo real e estruturas construídas com materiais de alta durabilidade são algumas das inovações que refletem o compromisso da concessionária com a segurança dos usuários e a eficiência operacional.

A nova via não apenas melhora a mobilidade atual, mas também se posiciona como uma solução duradoura e sustentável, preparada para atender às demandas futuras, promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida na região.

O Contorno Viário da Grande Florianópolis é mais do que uma obra de engenharia; é um legado para as futuras gerações. Com sua conclusão, a concessionária reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com a qualidade de vida dos catarinenses.

“Executamos uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária do Brasil e temos muito orgulho disso. O Contorno Viário da Grande Florianópolis foi uma obra complexa, mas durante todo o processo estivemos cercados dos melhores profissionais para entregarmos uma rodovia com a excelência que a sociedade catarinense merece”, complementa o superintendente da Arteris Litoral Sul.

A obra facilitará o trânsito na região e abrirá novas oportunidades de desenvolvimento econômico e social, colocando a Grande Florianópolis em uma posição estratégica para o crescimento futuro.

Saiba mais sobre o Contorno Viário da Grande Florianópolis aqui.

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