Trânsito amanhece complicado na Grande Florianópolis devido à chuva; veja orientações

O tráfego de veículos é prejudicado, em diferentes pontos da Grande Florianópolis, em decorrência da chuva que atinge a região desde as primeiras horas desta sexta-feira (11). Motoristas que saem das cidades de Biguaçu e Palhoça pode ter dificuldade para chegar à Capital.

Trânsito na Via Expressa (BR-282) registra lentidão, em quase toda Grande Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (11)

Trânsito na Via Expressa (BR-282) registra lentidão, em quase toda Grande Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (11) – Foto: Germano Rorato/ND

Chuva prejudica o trânsito na Grande Florianópolis

A conexão com a BR-282, próximo ao Morro da Bina, em Biguaçu, já percebe vários pontos de lentidão. Em Palhoça, até as imediações do Continente Shopping, tráfego carregado, mas fluindo apesar da demora.

Na Via Expressa (BR-282), desde o entroncamento com a BR-101, o trânsito é lento e carregado em todo o trecho. Engarrafamento segue até a conexão com a ponte Pedro Ivo. A BR-101 registra lentidão em quase toda extensão, na Grande Florianópolis.

Na Capital catarinense, a Beira-Mar Norte flui com normalidade, mas já se intensifica. Há registro de lentidão na SC-401, para quem sai do Norte da Ilha, em direção ao Centro.

Chuva demanda mais atenção e cuidados ao volante

Em dias de instabilidade, a chance de acidentes aumenta devido ao acúmulo de água na pista. Sinistros que ocorrem nestas condições, geralmente, são causados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) orienta que, em dias de chuva, os motoristas redobrem a atenção ao volante, evitando manobras desnecessárias e aumentando a distância entre os demais veículos. Além disso, é necessário:

  • Checar pneus e limpadores antes de pegar a estrada;
  • Manter o farol baixo sempre ligado;
  • Só ultrapassar com segurança;
  • Desembaraçar vidros para não ter a visibilidade prejudicada;
  • Não dirigir em condições de chuva extrema, que reduzem a visibilidade da via;
  • Evitar áreas alagadas;
  • Motociclistas devem usar roupa apropriada, como capa ou macacão impermeável.
  • Em caso de aquaplanagem, segurar firme o volante, tirar o pé do acelerador, mas não frear bruscamente, e estabelecer um padrão seguro de velocidade;
Adicionar aos favoritos o Link permanente.