Proteções metálicas são quebradas para abrir acessos irregulares no Contorno Viário em SC

Desde a sua inauguração, em 9 de agosto, o Contorno Viário da Grande Florianópolis teve dez tentativas de construção de acessos irregulares, segundo a concessionária da obra, Arteris Litoral Sul. Os acessos estão sendo feitos com a destruição das proteções metálicas ao lado da pista.

Acessos irregulares estão sendo feitos no Contorno Viário – Foto: Divulgação/Arteris/ND

Construído para aliviar o trânsito na BR-101, o Contorno Viário da Grande Florianópolis é uma via expressa, com velocidade máxima permitida de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados.

Novos acessos trazem risco de acidentes no Contorno Viário

Segundo a Arteris, a abertura de novos acessos traz graves riscos de segurança aos usuários, aumentando a possibilidade de acidentes. “Esse comportamento irregular dos usuários pode levar a graves colisões laterais ou traseiras, já que não há uma via adequada para aceleração ou desaceleração”.

Vista aérea de trecho do Contorno Viário

Rodovia conta com seis acessos regulares, visando garantir segurança e controle do trânsito – Foto: Arteris SA/Divulgação/ND

O Contorno conta com seis acessos regulares. Segundo a Arteris, a abertura contínua dos caminhos irregulares poderia resultar em consequências graves para a rodovia, como a perda da vocação de corredor expresso.

“A concessionária faz regularmente a conservação do trecho, fechando esses acessos, mas é preciso que a população tenha consciência dos riscos que elas correm com esta atitude. Estamos falando de vidas. É fundamental também manter o Contorno em sua configuração original, respeitando o propósito para o qual foi construído”, afirma Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os acessos irregulares trazem riscos à segurança. “O motorista pode se deparar a qualquer momento com um veículo surgindo do nada. De uma propriedade particular, por exemplo. É um sério risco de acidente”.

Trecho do Contorno Viário de Florianópolis precisou de reforço em cabos de tensão - Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

1
4

Trecho do Contorno Viário de Florianópolis precisou de reforço em cabos de tensão – Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

Traçado do Contorno Viário da Grande Florianópolis - Diogo de Souza/ND

2
4

Traçado do Contorno Viário da Grande Florianópolis – Diogo de Souza/ND

Trânsito do Contorno Viário vai ganhando cada vez mais volume - Germano Rorato/ND

3
4

Trânsito do Contorno Viário vai ganhando cada vez mais volume – Germano Rorato/ND

Contorno Viário da Grande Florianópolis terá período de bloqueios para manutenção - Divulgação/Arteris Litoral Sul/ND

4
4

Contorno Viário da Grande Florianópolis terá período de bloqueios para manutenção – Divulgação/Arteris Litoral Sul/ND

Passagem superior da Guarda do Cubatão é liberada

O trânsito na passagem superior da Guarda do Cubatão, em Palhoça, foi liberado. O trecho do Contorno Viário da Grande Florianópolis estava bloqueado para uma obra que colocou cabos de reforço na estrutura.

O trecho fica localizado na BR-101, no Contorno Viário da Grande Florianópolis. A passagem superior da Guarda do Cubatão fica na Natalino Campos Schaimann, que faz a ligação dos bairros Guarda do Cubatão e Pachecos, em Palhoça.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.