Luciano Pereira propõe farmácias nas UPAs e hospital público veterinário em Palhoça

O candidato a prefeito de Palhoça, Luciano Pereira (PSD), foi o quarto entrevistado do município na série realizada pela NDTV Record SC. Por dez minutos ele detalhou propostas de governo, em entrevista ao Balanço Geral desta quinta-feira (5).

Luciano Pereira, candidato a prefeito de Palhoça - homem branco, com pele bronzeada, sentado usando camisa social azul-clara de mangas compridas

Entrevista com o candidato Luciano Pereira no Balanço Geral, da NDTV, ocorreu nesta quinta-feira (5) – Foto: Balanço Geral Florianópolis/NDTV

UPAs em Palhoça terão farmácias, diz Luciano Pereira

Um dos desafios na saúde do município, segundo o candidato, é a falta de farmácias nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Sul e Bela Vista, além dos altos gastos com exames laboratoriais custeados em laboratórios privados.

“As pessoas estão desassistidas. Elas precisam sair da UPA com a medicação necessária e, muitas vezes, não tem. Muita gente não tem condições de comprar. E também um laboratório, que é primordial. Hoje, todo atendimento em Palhoça é feito por laboratórios privados, isso custa muito caro para a saúde e acaba não otimizando o recurso público”, pontua.

Sobre o tema saneamento básico, Luciano Pereira explica que o município ainda lida com a falta da estruturação do serviço e considera os baixos índices como uma situação “inadmissível”.

“Vamos criar um fundo de saneamento básico para garantir o pagamento para as empresas que vierem para Palhoça implantar o esgoto. Temos uma meta, que é tratar até 70% do esgoto em quatro anos, começando pela região sul do município, que é abandonada e não tem nada do serviço”, diz Luciano.

Candidato afirma que criação de hospital veterinário é uma das ‘bandeiras’ do plano de governo

O representante do PSD também defende que uma das “bandeiras” do plano de governo é a criação de um hospital público veterinário. Ele diz que a proposta foi elaborada a partir de reuniões com protetores da causa animal.

“Isso é uma das nossas bandeiras, temos muitos animais abandonados nas ruas de Palhoça e há a necessidade. Os cuidadores nos procuraram, mostraram os números e o município tem, sim, condições de tratar os animais de rua. Nós temos hoje uma Dibea, que funciona precariamente e não está dando a resposta que os cuidadores precisam”, afirma Pereira.

Na mobilidade urbana, o candidato elenca, entre as prioridades, a necessidade de abertura de nova licitação para o transporte público.

“São ônibus velhos, sucateados. Não temos um plano para deslocar a população entre os bairros, então, ainda precisa melhorar muito. A licitação para o transporte público será uma das nossas primeiras ações”, completa.

Veja a íntegra da entrevista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.