Moradores de Rancho Queimado sofrem com o fornecimento de energia elétrica: ‘muito descaso’

Os moradores do município de Rancho Queimado estão revoltados com os constantes problemas de fornecimento de energia no município. Dezenas de relatos chegaram à Coluna Bom Dia revelando um transtorno diário: falta de luz em um determinado momento do dia.


Cabana Vitra: Localizada em Rancho Queimado, a casa feita de madeira tem muitos vidros que dão vista para a natureza. - Airbnb/Divulgação

1
2

Cabana Vitra: Localizada em Rancho Queimado, a casa feita de madeira tem muitos vidros que dão vista para a natureza. – Airbnb/Divulgação


O chalé romântico em Rancho Queimado tem uma estrutura completa para uma estadia confortável - @role.floripa/Chalé Caminho do Sol/Divulgação

2
2

O chalé romântico em Rancho Queimado tem uma estrutura completa para uma estadia confortável – @role.floripa/Chalé Caminho do Sol/Divulgação

Entre as reclamações um entendimento unânime de que, historicamente, a cidade carrega essa característica de uma certa instabilidade na rede de distribuição.

“Está insustentável. Eu quero ver como vai ser agora no inverno, com os turistas. É muito descaso aqui conosco”

O problema é que em 2024, especialmente, o problema ganhou força. “É uma situação que há muitos anos acontece, mas esse ano está DEMAIS! Todos os dias, eu não estou brincando”, revelou uma moradora do município que preferiu não ser identificada.

Além da realidade que se apresenta, cresce o temor frente ao inverno e ao consequente aumento da demanda já que a cidade, com enorme potencial turístico no corredor entre a Grande Florianópolis e a Serra Catarinense, é mais procurada nessa época.

A pauta foi levantada pela Coluna Bom Dia, no começo da semana, e ganhou ainda mais contundência depois que moradores e clientes do município entraram em contato para concordar com o excesso de quedas, sobretudo, em 2024.

“Está insustentável. Eu quero ver como vai ser agora no inverno, com os turistas. É muito descaso aqui conosco”, desabafou outro morador.

Em conversas com outras lideranças a informação é que, dentro da alçada do consumidor, tudo já foi feito. Desde reclamações pela ouvidoria e via Ministério Público.

Até aqui, no entanto, nada mudou.

Fornecimento de energia em Rancho Queimado

A concessão da energia elétrica, em Rancho Queimado, funciona da seguinte forma: o fornecimento de energia, na zona urbana, é de responsabilidade da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).

Já na zona rual, quem faz o abastecimento é a CEREJ (Cooperativa de Prestação de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica Senador Esteves Junior).

Rancho Queimado e os constantes problemas de energia elétrica no município

Temperatura no amanhecer em Rancho Queimado; chegada do inverno deve atrair turistas para a cidade que vem sofrendo com a energia elétrica – Foto: Divulgação/ND

A Cooperativa, conforme regulamentação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), compra energia da Celesc e acaba fazendo o fornecimento na área rural do município.

A Celesc, ao ser consultada, imediatamente lembrou a responsabilidade da Cooperativa no município.

No entanto admitiu que é responsável pela energia que a Cooperativa adquire e, por isso, entende que tem “culpa”. No entanto, observa que trata-se de um problema pontual já que, em nota, menciona a falta de energia “em dois momentos distintos”.

Ainda conforme explicado em nota, revelou ter identificado oscilações de tensão que exigiram medidas corretivas para manter o nível de qualidade dos serviços prestados”.

Para explicar possíveis cortes na energia, ao longo do ano, o diretor regional da Celesc, Leandro Seeman lembrou ainda os constantes problemas envolvendo intempéries (queda de árvores sobre redes), além de acidentes automobilísticos que também refletem em eventuais interrupções.

Abertura de chamado

Outro ponto levantado pelo diretor regional da Celesc, é que os moradores precisam abrir chamados, quando as quedas acontecerem.

“É importante que abram o chamado”, provocou o diretor Seeman.

Ainda conforme revelado em nota pela Companhia, há desligamentos programados para este final de semana já que a obra para a melhoria, em um ponto, ainda não foi concluída.

É preciso uma resposta efetiva.  Os moradores não aguentam mais.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.