Dia Mundial da Criatividade vai estimular o empreendedorismo jovem e a cultura em SC

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), considerado o maior festival colaborativo e simultâneo de criatividade do mundo, está de volta a Florianópolis para celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação da ONU (Organização das Nações Unidas), comemorado no dia 21 de abril.

O evento, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de abril, tem como objetivo principal estimular a criatividade no empreendedorismo jovem e na cultura local da cidade.

Júlia e Thaís participam de evento no Dia Mundial da Criatividade

Para Júlia (à esq.), desafio é a conquista de voluntários e de atividades gratuitas; Thaís (à dir.) liderou o evento do Dia Mundial da Criatividade ano passado, que ficou no Top 10 do Brasil – Foto: Divulgação/ND

Conforme a organização, esses pilares serão trabalhados através da conexão com o ecossistema local, representado por dois apelidos carinhosos: Ilha do Silício e Ilha da Magia.

As atividades serão realizadas em diferentes locais: no Shopping Oka Floripa, no Campeche (19/4); no Passeio Primavera, no Saco Grande (20/4); e no Top Market, no Centro (21/4). Além de Florianópolis, mais cinco cidades terão o evento: Palhoça, Joinville, Balneário Camboriú, Timbó e Jaraguá do Sul.

Ao todo, 55 cidades brasileiras e 128 do mundo estão inclusas no Dia Mundial da Criatividade, que é gratuito e está com inscrições abertas pelo site worldcreativityday.com/brazil.

Movimento formado por jovens voluntários

Sob a coordenação central da World Creativity Organization, líderes são selecionados para dirigir dezenas de festivais simultâneos em cidades de todo o Brasil. Em Florianópolis, Thaís Carneiro, de 23 anos e veterana na liderança do evento pelo segundo ano consecutivo, convidou Júlia Aguiar, de 20 anos, voluntária no ano anterior, para se juntar a ela como co-líder.

Essa parceria foi possível graças ao sucesso do evento do ano passado, que alcançou o Top 10 dos melhores eventos do Brasil. Dessa forma, Thaís e Júlia se tornam as líderes mais jovens do Dia Mundial da Criatividade desde sua fundação.

O evento é realizado por voluntários, e este ano, de acordo com Thaís, o número cresceu para 43 voluntários, todos na faixa dos 20 anos, o que possibilita um movimento jovem com ideias inovadoras e criativas.

“São as pessoas que tornam o evento possível e o fazem evoluir. No ano passado, o foco foi no empreendedorismo jovem e na integração com o público acadêmico. Este ano, a abordagem terá ênfase especial no aspecto cultural, criativo e dinâmico da cidade. Pretendemos envolver artistas locais e explorar espaços criativos”, destaca.

Júlia revela que o desafio que é apresentar bons resultados do evento para angariar voluntários. “Um dos princípios do Dia da Criatividade é que as atividades sejam gratuitas e que todos sejam voluntários. Queremos alavancar os artistas locais dentro do evento, só que por essa questão financeira, encontramos uma dificuldade em chamar artistas que nunca participaram para serem voluntários”, destaca.

Networking no Dia Mundial da Criatividade

A proposta é mostrar que será possível fazer networking não somente entre os artistas, mas também com os anfitriões e com os participantes. “Por exemplo, o Top Market vai ceder uma das paredes para que um artista faça uma obra que ficará exposta, tendo ainda mais visibilidade”, conta Júlia.

A proposta do evento é fazer com que as pessoas vejam que a profissão dos participantes não é o que mais importa.

“Se elas explorarem a arte, dedicarem um tempo para pintar, dançar ou se envolver em outras atividades, isso as ajudará a sair do ócio criativo, impulsionando um melhor desempenho. Florianópolis é um polo de inovação. É a segunda cidade com mais startups por moradores e isso se dá pelo ambiente criativo. A intenção é reconhecer e valorizem essa criatividade.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.