As promessas de Santa Catarina em 2024: veja o que foi cumprido e o que ficou pelo caminho

Todos os anos, expectativas que envolvem avanços na infraestrutura e no desenvolvimento são criadas tanto por governantes quanto pela população. Em 2024 não foi diferente: entre reformas de pontes, melhorias nas estradas e até a construção de um novo estádio, confira quais promessas de Santa Catarina foram cumpridas e quais ficaram pelo caminho neste ano que passou.

Mudanças e reformas nas pontes em Florianópolis estiveram entre as principais promessas de Santa Catarina em 2024 - Foto: Anderson Puerari/Secom Florianópolis/Germano Rorato/ND

Mudanças e reformas nas pontes em Florianópolis estiveram entre as principais promessas de Santa Catarina em 2024 – Foto: Anderson Puerari/Secom Florianópolis e Germano Rorato/ND

As promessas de Santa Catarina em 2024

Contorno Viário

Foram 12 anos de espera para a conclusão das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Entre adiamentos, replanejamentos e rescisões de contratos com empreiteiras, a megaobra foi inaugurada no dia 9 de agosto, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva PT). O governador de SC Jorginho Mello (PL) não esteve presente na inauguração.

O Contorno Viário foi inaugurado com trechos inacabados e sem nenhum posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) ao longo dos seus 50 km de extensão.

Uma das maiores promessas de Santa Catarina da última década, o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi entregue após 12 anos de novela - Foto: Arteris SA/Divulgação/ND

Uma das maiores promessas de Santa Catarina da última década, o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi entregue após 12 anos de novela – Foto: Arteris SA/Divulgação/ND

Iluminação na Ponte Hercílio Luz

Demanda da comunidade desde a reabertura, no final de 2019, a iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz começou a ser instalada em 30 outubro de 2023. No início de 2024, a previsão era de que a obra fosse entregue em maio, mas a conclusão só veio sete meses depois.

Na noite de 15 de dezembro, a iluminação na Ponte Hercílio Luz foi inaugurada após mais de dez anos sem receber nenhuma iluminação cênica. Com um investimento de mais de R$ 9 milhões do Governo de Santa Catarina, a estrutura conta com 1.300 luminárias e 124 projetores de LED.

O evento de inauguração, realizado na Beira-Mar Continental, contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito Topazio Neto (PSD), do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper (MDB), além de outras autoridades e famílias que prestigiaram o momento.

A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz foi inaugurada na noite de 15 de dezembro após dez anos - Foto: Secom/Divulgação/ND

A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz foi inaugurada na noite de 15 de dezembro após dez anos – Foto: Secom/Divulgação/ND

Alargamento da faixa de areia da Praia de Jurerê

Apesar de uma expectativa inicial de que a obra saísse ainda em 2023, o alargamento da Praia de Jurerê, em Florianópolis, começou a ser feito em 26 de janeiro de 2024. Foram 44 dias de dragagem na areia da praia, com a obra sendo concluída no dia 10 de março.

Antes com cerca de 5 metros de faixa de areia, a Praia de Jurerê agora tem 40 metros de largura em 3,3 quilômetros de extensão. O investimento foi de quase R$ 25 milhões, feito pelo governo de Santa Catarina junto à Prefeitura de Florianópolis.

Temporada de verão 2024/2025 será a primeira que vai contar com a faixa de areia alargada na Praia de Jurerê - Foto: Amplocom/Divulgação/ND

Temporada de verão 2024/2025 será a primeira que vai contar com a faixa de areia alargada na Praia de Jurerê – Foto: Amplocom/Divulgação/ND

Reabertura do Museu de Arte de SC

A reabertura do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) dependia apenas da reforma do telhado do CIC (Centro Integrado de Cultura de Santa Catarina), pendente desde 2021. O Museu estava oficialmente fechado ao público desde dezembro de 2022.

Principal museu de arte do estado, instalado no bairro Agronômica, em Florianópolis, a instituição foi fechada após uma infiltração de água comprometer obras do artista Meyer Filho, expostas à época.

Em outubro de 2023, a A SIE (Secretaria de Infraestrutura do Estado) assinou a ordem de serviço para a reforma do telhado. A reabertura do local aconteceu no dia 25 de novembro de 2024, com uma exposição que conta a história de Catarina de Alexandria, padroeira de Santa Catarina.

A mostra, inclusive, segue aberta e ficará no Masc até 25 de fevereiro de 2025.

Museu de Arte de Santa Catarina foi reaberto após quase dois anos fechado ao público - ASCOM/FCC

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Museu de Arte de Santa Catarina foi reaberto após quase dois anos fechado ao público – ASCOM/FCC

Exposição sobre Catarina de Alexandria marcou a reabertura do Museu. O dia da padroeira do estado é celebrado dia 25 de novembro, mesma data da reabertura - Patricia di Loreto/Divulgação

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Exposição sobre Catarina de Alexandria marcou a reabertura do Museu. O dia da padroeira do estado é celebrado dia 25 de novembro, mesma data da reabertura – Patricia di Loreto/Divulgação

Ampliação da SC-401

Orçada em R$ 4,7 milhões pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis , a implementação de uma terceira faixa no trecho de dois quilômetros da SC-401 entre entre Santo Antônio de Lisboa e o elevado de acesso a Jurerê teve início em agosto deste ano.

A meta da obra é desafogar o trânsito na rodovia, que tem, em média, 80 mil veículos trafegando diariamente. No verão, o número sobe para 120 mil.

A obra foi concluída a tempo do início da temporada de verão, sendo inaugurada no dia 21 de dezembro.

Implementação da terceira faixa na SC-401 foi concluída em cinco meses e deve auxiliar o desafogamento do fluxo na rodovia durante a temporada de verão na capital catarinense - Foto: Leonardo Sousa/PMF/ND

Implementação da terceira faixa na SC-401 foi concluída em cinco meses e deve auxiliar o desafogamento do fluxo na rodovia durante a temporada de verão na capital catarinense – Foto: Leonardo Sousa/PMF/ND

O que ficou pelo caminho

Duplicações e restaurações em rodovias federais

  • BR-470

A duplicação da BR-470, que ocorre há dez anos, teve alguns avanços em 2024, mas a conclusão ainda se arrasta. Com 73 km de extensão da obra, cerca de 82% foi concluído até o momento e os investimentos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) somam R$ 1,5 bilhão.

A obra de duplicação da rodovia está dividida em quatro lotes e abrange as cidades de Navegantes, Ilhota, Gaspar, Blumenau e Indaial. Neste ano, o viaduto do km 2, que dá acesso aos bairros Pedreira e Porto das Balsas em Navegantes, foi finalizado dentro do lote 1. Em Blumenau, foi entregue o viaduto do km 47, no Bairro Fortaleza, como parte do lote 3.

A expectativa é que todos os 73 km da obra sejam concluídos até o final de 2026.

Até o momento, os lotes 1 e 2 estão cerca de 95% concluídos, enquanto o lote 3 está com 60% da duplicação feita e o 4 está 65% duplicado. Os trabalhos estão pausados durante as festas de fim de ano e devem ser retomados no início de 2025.

Duplicação na BR-470 teve entregas em 2024, mas a previsão da conclusão é só em 2026 - Foto: Adriano Raulino/NDTV

Duplicação na BR-470 teve entregas em 2024, mas a previsão da conclusão é só em 2026 – Foto: Adriano Raulino/NDTV

  • BR-163

Atravessando o estado, na região Oeste, a restauração do concreto na BR-163 também avançou em 2024, mas ainda há trabalho a ser feito.

Ao longo dos 47 km de obra entre Dionísio Cerqueira e Guaraciaba, já foram entregues 45,72 km de pavimento rígido; 45,44 km de drenagem; 46,26 km de OAC; 45,44 km de sinalização horizontal; e oito contenções. Com investimento de R$ 316 milhões do DNIT, a previsão de conclusão do empreendimento é julho de 2025.

Serão investidos, ao todo, R$ 316 milhões para a pavimentação e adequação de capacidade em diversos pontos da BR-163 no Oeste catarinense - Foto: DNIT/Divulgação/ND

Serão investidos, ao todo, R$ 316 milhões para a pavimentação e adequação de capacidade em diversos pontos da BR-163 no Oeste catarinense – Foto: DNIT/Divulgação/ND

Reformas nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles

Após dez anos de interdições, a remoção de 1,3 mil peças de concreto da passarela de pedestres da Ponte Colombo Machado Salles, em Florianópolis, começou a ser feita em agosto deste ano.

O prazo para realização das obras era julho de 2024, mas atrasos na contratação da empresa responsável pela remoção do concreto e a construção de uma nova adutora da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), localizada sob a passarela das pontes, adiaram o início dos trabalhos.

Em setembro, com investimento de R$ 11,8 milhões, a Casan começou a obra de instalação da nova adutora de água tratada, na ponte Pedro Ivo Campos. O trabalho irá desativar a adutora atual, localizada sob a Ponte Colombo Salles. A nova expectativa é que os trabalhos se estendam até março de 2025.

Já a remoção do concreto das passarelas, orçadas em R$ 3,7 milhões, deve ser concluída em meados do próximo ano.

Foram dez anos de novela, mas a reforma nas duas pontes que ligam a ilha ao continente em Florianópolis começaram em 2024 e devem ser concluídas em 2025 - Foto: Germano Rorato/ND - Germano Rorato/ND

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Foram dez anos de novela, mas a reforma nas duas pontes que ligam a ilha ao continente em Florianópolis começaram em 2024 e devem ser concluídas em 2025 – Foto: Germano Rorato/ND – Germano Rorato/ND

Adutora na Colombo Salles será desativada após a conclusão da nova adutora na Pedro Ivo Campos - Foto - Cristiano Andujar/MPSC/Divulgação/ND - Cristiano Andujar/MPSC/Divulgação/ND

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Adutora na Colombo Salles será desativada após a conclusão da nova adutora na Pedro Ivo Campos – Foto – Cristiano Andujar/MPSC/Divulgação/ND – Cristiano Andujar/MPSC/Divulgação/ND

Reforma da rodoviária Rita Maria

Entregue à iniciativa privada em dezembro de 2022, o Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis tem uma reforma estrutural completa estimada em cerca de R$ 40 milhões. No entanto, pouco avançou em 2024.

A Sinart, empresa que administra o Rita Maria, projetou uma série de melhorias, como a instalação de escadas rolantes, elevadores, reforma e ampliação dos banheiros e fraldários, wi-fi em todo o terminal, modernização do saguão de embarque e novos halls de circulação.

Neste ano, novos bancos de espera foram instalados, bem como novas placas de sinalização e cercamentos no entorno da rodoviária, além da chegada de placas fotovoltaicas para a construção de um parque de energia solar.

Porém, a maior parte das promessas ainda não saiu do papel. Segundo a Sinart, o governo estadual já deu o sinal verde para o avanço das obras, mas ainda faltam liberações da Prefeitura de Florianópolis, do Corpo de Bombeiros e da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e, por essa razão, o início das reformas mais intensas ainda é aguardado.

O contrato com a Sinart vai até dezembro de 2025, quando completam-se três anos de administração. As reformas mais vistosas na rodoviária devem avançar no próximo ano.

Rodoviária de Florianópolis segue com reformas atrasadas - Foto: Leo Munhoz/ND

Rodoviária de Florianópolis segue com reformas atrasadas – Foto: Leo Munhoz/Arquivo/ND

Novela no Porto de Itajaí

Após um ano e meio sem receber navios de contêineres, o Porto de Itajaí voltou a receber novos carregamentos em julho de 2024. O navio deveria ter atracado na área arrendada, berço 1 e 2, mas, como a Receita Federal ainda não havia autorizado o alfandegamento, atracou no berço 3 e 4, na área pública.

A área arrendada só recebeu novos navios dois meses depois, quando uma embarcação vinda do Porto de Paranaguá (PR), com 300 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, atracou no berço 2 da JBS Terminais por volta das 8h30 do dia 12 de setembro.

Um dos capítulos mais marcantes envolvendo o Porto de Itajaí neste ano foi em relação à dragagem: desde novembro de 2023, uma draga da holandesa Van Oord realizava o trabalho, mas uma dívida de R$ 35 milhões paralisou as atividades em agosto de 2024. Um mês depois, o contrato com a empresa foi cancelado e o intuito seria achar uma nova contratada.

No entanto, após uma série de imbróglios, a Van Oord reassumiu a dragagem do porto em novembro, com um acordo que foi firmado objetivando pela quitação e também o reparcelamento de dívida financeira. A holandesa deve ficar responsável pelo serviço até fevereiro de 2026

Mas os entraves na dragagem não foram a principal “treta” no Porto de Itajaí neste ano. No dia 17 de dezembro, o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou que vai retomar da gestão do Porto de Itajaí 20 anos após ter concedido a gestão para o município.

Segundo nota divulgada pelo Ministério, a federalização visa “fomentar o desenvolvimento econômico do estado de Santa Catarina, impulsionar a geração de emprego e renda e garantir a continuidade das operações portuárias”.

O prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), classificou a medida como uma “decisão unilateral, tomada sem a devida consulta aos diversos setores da sociedade, à população e aos representantes locais”. Já o governador Jorginho Mello (PL) reagiu afirmando que entrará na Justiça contra a medida.

Dois dias depois, em 19 de dezembro, a desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, concedeu liminar assegurando a continuidade da gestão do Porto de Itajaí pelo Município até que seja implementado um plano de transição adequado para a federalização.

Mas, no dia 23, uma decisão proferida pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Herman Benjamin cassou a liminar da desembargadora. Nos autos, o magistrado argumentou com base na crise na gestão do Porto de Itajaí nos últimos dois anos (incluindo o período que esteve paralisado) e na falta de iniciativa do município de resolver a questão antes do anúncio da federalização. Com a decisão do STJ, o processo de federalização deve prosseguir em 2025.

Porto de Itajaí passou por imbróglios, discussões e reviravoltas neste ano de 2024 - Foto: Matheus Souza/Porto de Itajaí/ND

Porto de Itajaí passou por imbróglios, discussões e reviravoltas neste ano de 2024 – Foto: Matheus Souza/Porto de Itajaí/ND

Transporte marítimo na Grande Florianópolis

Lançada em 1º de novembro de 2023, a Frente Parlamentar para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) não teve reuniões registradas em 2024.

A iniciativa partiu do deputado estadual Pedro Silvestre (PP), o Pedrão, durante seu mandato interino na Assembleia. Fernando Krelling (MDB), José Milton Scheffer (PP), Lucas Neves (Podemos), Marcius Machado (PL), Marcos Vieira (PSDB), Maurício Eskudlark (PL), Padre Pedro Baldissera (PT), Paulinha (Podemos) e Pepê Collaço (PP) também assinaram a criação da frente.

Em Florianópolis, a Câmara Municipal também criou uma Frente Parlamentar pelo Transporte Marítimo e Economia do Mar no dia 28 de novembro de 2023, com iniciativa dos vereadores João Cobalchini (MDB), Claudinei Marques (Republicanos) e Josimar Pereira Mamá (União), mas a iniciativa também não registrou reuniões neste ano.

Florianópolis e sua região metropolitana seguem sem transporte marítimo.

Uma das promessas de Santa Catarina em 2024 era o avanço na implementação do transporte marítimo na Grande Florianópolis, mas a população terá que esperar mais tempo até que as discussões saiam do papel - Foto: Flávio Tin/ND

Uma das promessas de Santa Catarina em 2024 era o avanço na implementação do transporte marítimo na Grande Florianópolis, mas a população terá que esperar mais tempo até que as discussões saiam do papel – Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND

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