Mobilidade e conectividade impulsionam crescimento de Palhoça

Mobilidade e conectividade impulsionam Palhoça com novas avenidas – Foto: Prefeitura de Palhoça/Divulgação

O crescimento das cidades anda lado a lado com o desenvolvimento econômico, mas para que esse “caminhar” continue no mesmo compasso e tenha como destino o bem-estar da população é fundamental criar soluções para áreas diversas. E uma das principais é a mobilidade urbana, afinal, o crescimento traz consigo desafios para operacionalizar a dinâmica de movimentação das cidades. Em Palhoça não é diferente e o município que cresce a cada ano que passa tem grandes desafios que estão sendo enfrentados e vencidos com projetos sólidos e eficazes baseados em conectividade.

Repensando a modalidade de Palhoça, a atual gestão desenvolveu projetos que se tornaram palpáveis e impulsionam o desenvolvimento por meio do movimento inteligente implementado com a criação de novas avenidas e acessos que além de proporcionar fluidez ao trânsito, conectam bairros distantes do município. A criação da Avenida das Torres, Avenida Terra Bela, Avenida da Universidade, entre outras obras, trouxeram desenvolvimento por meio do movimento.

O prefeito Eduardo Freccia explica que o ponto de partida para os projetos das obras é a própria localização da cidade, que é cortada pela BR-101 e pela BR-282. “Essa condição nos coloca numa situação delicada de mobilidade, porque temos um trânsito do qual não temos controle”, salienta.

Freccia conta que estudos foram realizados a fim de identificar caminhos alternativos às rodovias federais criando acessos entre os bairros.

“A Avenida das Torres, como exemplo, tornou o trânsito de Palhoça mais fluido entre 10 bairros, interligando mais de 80 mil pessoas e criando novos eixos de desenvolvimento econômico. Palhoça é, hoje, uma cidade que se desenvolve pautada na sustentabilidade que a infraestrutura de trânsito pode oferecer. Estamos abrindo novos caminhos para uma cidade que cresce e se desenvolve rápido como forma de ampliar o desenvolvimento e a qualidade de vida de quem mora por aqui”, reforça.

“É essencial incentivar o crescimento”

Novas avenidas transformam Palhoça e fomentam desenvolvimento – Foto: Prefeitura de Palhoça/Divulgação

Entre as principais obras inauguradas no último ano estão mais uma etapa da Avenida das Torres, além da Avenida Terra Bela, que consegue desafogar o trânsito do bairro mais populoso da cidade. Além delas, houve ainda a inauguração da Avenida Jorge José da Rosa, entre os bairros Bela Vista e São Sebastião e o início das obras da Avenida das Universidades, que será mais uma alternativa para a ligação entre Palhoça e São José.

“São obras pontuais que, somadas ao investimento já feito, proporcionarão novos eixos de desenvolvimento em Palhoça, além de oferecer caminhos mais curtos entre distâncias anteriormente longas. São essas as obras que estão mudando a vida de quem mora por aqui”, salienta o prefeito.

Freccia destaca, ainda, a importância das manutenções das obras já existentes, mas alerta que o desenvolvimento está diretamente ligado a projetos que atendam a população a pilares essenciais para o bem-estar da população e entre eles está a mobilidade gerando o potencial econômico.

“Aqui em Palhoça temos o que chamamos de Ciclo Virtuoso. É parte importante das diretrizes que orientam os nossos planejamentos. Consiste em usar dinheiro público para melhorar a cidade. É importantíssimo fazer a manutenção das infraestruturas já existentes, mas é essencial incentivar o crescimento. Em uma área onde é construída uma nova avenida, é onde, provavelmente, novos comércios se instalarão, criando mais empregos, e onde novas casas serão construídas, gerando também mais oportunidades de desenvolvimento para a cidade, e, principalmente, fazendo com que o  Ciclo Virtuoso se complete, passando pelo incentivo do poder público, por meio de investimento, chegando à geração de oportunidades e culminando com as relações comerciais estabelecidas nestas novas áreas”, explica.

O chamado Ciclo Virtuoso reflete em melhorias, obras e impacto direto no dia a dia de uma população que cresceu exponencialmente na última década e, para o prefeito, o diálogo e os projetos pensados em impactar positivamente a vida das pessoas é a base da gestão.

“É uma felicidade ver a alegria dos moradores a cada obra entregue. Temos um diálogo muito próximo com a população, é quando identificamos as necessidades de investimentos e até sugestões para obras. Palhoça é uma cidade que ganhou 100 mil habitantes em 10 anos, o que demandou bastante investimento em Saúde, Educação e Infraestrutura para suportar a chegada dos novos palhocenses”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.