Palhoça 130 anos: trabalho e investimento que geram desenvolvimento e bem-estar

Palhoça comemora 130 anos de crescimento econômico, social e populacional, destacando-se na geração de empregos e potencial turístico – Foto: Prefeitura de Palhoça/Divulgação

Chegar a 130 anos em um momento de amplo crescimento econômico, social, populacional e com seu potencial turístico ainda mais em evidência é o sonho de qualquer município e em Palhoça, isso não é mais sonho, é realidade. No dia 24 de abril, a cidade comemorou seu aniversário e comemora, também, um momento ímpar em sua história, sendo destaque em diversos pontos que impactam diretamente o bem-estar da população.

O prefeito Eduardo Freccia celebra o momento histórico do município que lidera a geração de empregos na Grande Florianópolis e continua investindo para ampliar ainda mais os índices que são motores do desenvolvimento consolidado nos últimos anos. “Tudo isso é também um indicativo desafiador, porque a tendência é que mais pessoas escolham Palhoça para morar e a demanda por serviços públicos aumente. Mesmo assim, tenho certeza que Palhoça completará os 131 anos ainda melhor, com mais empregos, mais infraestrutura e ainda mais pessoas escolhendo morar aqui”, projeta.

Prefeito Eduardo Freccia celebra a liderança de Palhoça na criação de empregos na Grande Florianópolis e prevê um futuro ainda melhor para o município – Foto: Prefeitura de Palhoça/Divulgação

A projeção de expansão populacional é positiva e não poderia ser diferente com Palhoça sendo destaque em várias frentes. Para atender a essa alta que deve continuar acontecendo, a gestão tem diversas obras e projetos em andamento e outras que devem sair do papel ainda em 2024.

Construção do Hospital Regional de Palhoça promete mudar a história da região

De acordo com o prefeito, a maior obra atualmente no município é a construção do Hospital Regional de Palhoça, um sonho antigo dos moradores e que vai mudar a história da saúde não apenas da cidade, mas de toda a região da Grande Florianópolis. “O Hospital avançou nas etapas de determinação do terreno, de projeto de construção e aprovação por parte da Vigilância Sanitária do Estado”, conta.

Outra obra importante, especialmente para a população da região Sul do município, levará água encanada para os moradores da Ponta do Papagaio, passando pelas localidades do Maciambu Pequeno e Praia do Sonho. “Naquela região, no Sul de Palhoça, foi onde realizada a repavimentação da Avenida Manoel Joaquim da Silveira, principal acesso à Reserva Mundial do Surfe da Guarda do Embaú”, complementa Freccia.

O prefeito destaca ainda o investimento em obras voltadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. O processo de licitação para a concessão foi divulgado e o investimento total estimado é de R$ 1,5 bilhão ao longo de 30 anos de concessão. “É preciso ter coragem para realizar uma obra que as pessoas não vão enxergar quando pronta, mas que vai mudar a realidade de quem mora em Palhoça. A iniciativa tem como objetivo a universalização do acesso ao saneamento básico até 2033”, salienta.

Freccia destaca, ainda, as ações nas áreas de educação, saúde e economia na cidade nos últimos anos, confira:

  • Educação: nos últimos anos criamos 66% no fundamental (5072 vagas) e 40% na educação infantil (2700 vagas). Números expressivos de uma cidade que cresceu em quase 100 mil moradores desde 2012, de acordo com o último Censo.
  • Saúde: neste ano, tivemos a inauguração da da nova Unidade Básica de Saúde do Rio Grande, a execução das obras da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Aririú da Formiga, além do avanço do projeto de construção do Hospital Regional de Palhoça.
  • Economia: a cidade que mais gera empregos na Grande Florianópolis. Palhoça segue no topo do ranking, de acordo com o Caged. Palhoça registrou 12.084 admissões em 2024, contra 10.343 demissões. Em março, foram 3.954 contratações, que elevaram o estoque municipal para 55.804 vagas preenchidas. Se a nossa economia tem crescido, se estamos atraindo investimentos, é porque criamos um ecossistema favorável aos negócios em Palhoça, com projetos e ações voltados à geração de emprego e renda.

“Eu sonho com as crianças daqui nascendo aqui”

Prefeito Eduardo Freccia destaca a importância do desenvolvimento contínuo para garantir que Palhoça ofereça uma qualidade de vida elevada, onde as crianças possam nascer e crescer com acesso a serviços de saúde e educação de excelência – Foto: Prefeitura de Palhoça/Divulgação

O prefeito reforça, ainda, que o movimento de desenvolvimento precisa continuar para que o município não retroceda e volte a sofrer com problemas que, hoje, estão extintos após adequações, trabalho e planejamento.

“Estamos em um ritmo acelerado de desenvolvimento, que nos cobra preparo e atenção para lidar com as questões que têm surgido com o aumento da envergadura da cidade. Palhoça cresceu e precisa lidar com desafios da cidade grande que se tornou. Para isso, a receita é muito trabalho e comprometimento com o que está em curso. Eu sonho que Palhoça tenha o Hospital onde as crianças daqui nascerão aqui, que seja uma cidade referência em inovação de estratégias de gestão, que possibilitem mais qualidade de vida para seus moradores e, mais do que isso, que seja uma cidade geradora de empregos para manter a alegria peculiar da nossa gente”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.