Os 5 projetos do Dnit que prometem revolucionar o fluxo da BR-282 entre Palhoça e Lages

Se as obras serão consolidadas, é uma outra conversa. O fato é que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) trabalha em cinco frentes para amenizar as dificuldades do trânsito da BR-282 entre a Serra e a Grande Florianópolis.


Obras na BR-282 prometem revolucionar o trânsito da região - Dnit/Divulgação/ND

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Obras na BR-282 prometem revolucionar o trânsito da região – Dnit/Divulgação/ND


Trecho da BR-282, entre Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz - Google/Google Maps/Divulgação

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Trecho da BR-282, entre Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz – Google/Google Maps/Divulgação


Trecho da BR-282, que liga a Grande Florianópolis à Serra de SC - Leo Munhoz/ND

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Trecho da BR-282, que liga a Grande Florianópolis à Serra de SC – Leo Munhoz/ND

Apesar de todo o rito burocrático e o quanto isso reflete na letargia de uma obra pública, é bem verdade que o departamento responsável pela infraestrutura rodoviária está em busca de soluções para a melhoria do trecho com pouco mais de 200 quilômetros de extensão.

Essa busca pela melhoria, contudo, está sendo feita de maneira “segregada” já que são diferentes trabalhos que prometem, quando estiverem concluídos, revolucionar o trecho que, atualmente, não é feito em menos de quatro horas.

Duplicação da BR-282

Apesar de envolver o maior longo prazo dos projetos na mira do departamento, foi nesta terça-feira (26) que foram conhecidas as empresas vencedoras das propostas para a duplicação da BR-282 entre Palhoça e Lages.

O Dnit loteou os 207 quilômetros em 8 blocos e, com isso, conheceu as empresas vencedoras que terão de 30 a 60 dias para corroborarem com documentos e demais comprovantes.

Há uma tramitação mínima de dois anos para que as empresas sejam conhecidas e apresentem seus devidos projetos para, só depois de aprovados, dar início aos trâmites de execução da obra que teve um orçamento máximo estipulado em R$ 46 milhões.

Confira 5 frentes na BR-282

  • Novo viaduto em Rancho Queimado: Trata-se do projeto mais avançado de todos já que está com as obras em andamento na altura do km 58, em Rancho Queimado. O viaduto está em andamento, com corte em árvores, terraplanagem, aplicação de base, construção de bueiros, entre outros serviços;
  • 12 terceiras faixas: Relançado o processo licitatório para contratar uma empresa que projete 12 terceiras faixas no trecho entre Palhoça e Alfredo Wagner . São oito faixas no sentido Serra e outras 4 no sentido Litoral. A extensão total da novas vias é de 15 quilômetros dando uma média de 1,2 km para cada uma das novas estruturas.
  • Contorno de Santo Amaro da Imperatriz: Foi dada a ordem de serviço para elaboração dos projetos de engenharia para uma nova rodovia de sete quilômetros que liga o Contorno Viário da Grande Florianópolis – com prazo de entrega para o final de julho – até a BR-282 a fim de “fugir” do traçado urbano de Santo Amaro da Imperatriz;
  • Marginais em Palhoça: Está em andamento, em parceria com a prefeitura de Palhoça, a elaboração de vias marginais entre o km 15 e km 18 da BR-282, no bairro Aririú, a fim de otimizar o tráfego local e de longas distâncias.
  • Duplicação Palhoça – Lages: O mais ousado dos projetos que, a longo prazo, prevê a conexão dos dois municípios a partir da rodovia duplicada.
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